ASSINE
search button

Passeio ciclístico pede redução da violência no trânsito do Rio

Compartilhar

Ciclistas do Rio de Janeiro fazem hoje (6), na zona portuária da cidade um passeio ciclístico para chamar a atenção da população para o grande número de acidentes envolvendo usuários de bicicleta e pedestres no estado. A Pedal da Paz, que envolve ciclistas de várias cidades da região metropolitana, faz parte das comemorações da campanha Maio Amarelo, que busca reduzir a violência no trânsito.

Para o fundador da organização não governamental Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio, Raphael Pazos, o trânsito brasileiro mata mais do que uma guerra. Para se reduzir esses números, é preciso que todos os agentes, motoristas de automóveis, ciclistas e pedestres conheçam seus direitos e deveres no trânsito, e que se respeitem.

“É preciso fazer um processo de 'cicloculturalização' da população. A bicicleta deixou de ser um brinquedo e é um veículo. O cidadão, independente de estar se deslocando por automóvel, por bicicleta ou a pé, todos têm seus direitos e deveres no trânsito”, disse.

Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-RJ, João Antônio Barros, muitos acidentes acontecem porque as pessoas desconhecem o Código de Trânsito Brasileiro. “Onde cada um tem que andar o ciclista e onde tem que andar o motorista? Isso está no Código de Trânsito. E, acima de tudo, é preciso de respeito. É o pedestre que tem que andar na faixa, o motorista tem que respeitar o sinal. São pequenos detalhes que acabam provocando muitos acidentes”.

Além do passeio ciclístico, agentes do Detran, da prefeitura e da Operação Lei Seca distribuíram panfletos e conversaram com a população sobre a necessidade de se respeitar as leis de trânsito.

No próximo dia 20, a campanha Maio Amarelo terá uma caminhada, que focará na segurança do pedestre. “Pedestres e ciclistas são os agentes mais frágeis do trânsito. A gente achou que seria legal fazer a pedalada e a caminhada para chamar a atenção disso”, disse a idealizadora do movimento Caminha Rio, Tatiana Murillo.