ASSINE
search button

No Rio não se respeita nem o Cristo

Morro do Corcovado amanhece com bandeira contrária ao comunismo no dia do bicentenário de Marx

Compartilhar

No dia do bicentenário do alemão Karl Marx, 5 de maio, o morro do Corcovado amanheceu com bandeira contrária à ideologia política e socioeconômica do seu principal mentor filosófico. O símbolo comunista, a foice e o martelo, é cortado por uma faixa. A bandeira ainda é composta pelas seguintes frases: "O Brasil jamais será vermelho" e "Fora comunistas". 

Os nomes dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff também podem ser vistos. A bandeira pode ser visualizada da Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, e da Rua Jardim Botânico.

"As pessoas tendem a transformar Marx em um monstro. Ele era um filósofo e sua produção tinha esse cunho filosófico", diz Ingrid Barcelos, moradora de Botafogo, que viu a bandeira enquanto passeava pela Lagoa. "Querer deturpar as ideias de Marx, manchar sua história, é um absurdo", comenta.

"Isso é coisa de desocupado", disparou Tatiana Mota, que também avistou a bandeira.

Até o momento, não há informações sobre quem teria pendurado a bandeira no morro do Corcovado. Os bombeiros retiraram o objeto do local no início da noite.

>> No bicentenário de Marx, veja cinco fundamentos do marxismo

Na Alemanha, em uma atmosfera de controvérsia, começaram as comemorações dos 200 anos do nascimento de Karl Marx. Vários protestos foram programados para denunciar a herança política do filósofo e a "ditadura do proletariado".

>> Divisão sobre Marx ressurge na Alemanha no bicentenário de seu nascimento

Pela manhã foi inaugurada uma exposição permanente na casa onde nasceu o autor de "O Capital", em Tréveris, em 5 de maio de 1818.

No total, cerca de 600 eventos estão programados, incluindo exposições, concertos, peças teatrais e palestras nos próximos meses em Tréveris para comemorar o pensador do século XIX, inspirador do comunismo.