ASSINE
search button

Manifestantes fazem ato contra leilão do pré-sal, no Centro do Rio

Atividades estão programadas para todo o dia, grupo não pretende fechar vias

Compartilhar

Membros de sindicatos petroleiros fazem um protesto nesta sexta-feira (27) contra os leilões de partilha de blocos do pré-sal, perto da Igreja da Candelária, no Centro do Rio de Janeiro. A manifestação acontece após a Advocacia-Geral da União (AGU) entrar nesta sexta com um recurso contra a decisão do juiz Ricardo de Sales, da 3ª Vara Federal Cível do Amazonas, de suspender os leilões.

“O protesto tem como objetivo chamar atenção, porque se for comparar com o preço do barril, eles querem leiloar os poços por um centavo o litro. É surreal”, disse Marcelo Rodrigues, presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio (CUT-Rio), uma das organizadoras do ato.

“Este é um ato para dialogar com a população sobre isso. Temos aqui membros da CUT, FUP (Federação Única dos Petroleiros), Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, Caxias, MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), com a expectativa de chegada de outros grupos”, ressaltou.

O ato deve se estender por todo o dia, passando pelo prédio da Eletrobras e encerrando as atividades na Carioca. De acordo com Marcelo, o grupo não pretende fechar vias.

>> AGU entra com recurso contra suspensão de leilão do pré-sal, marcado para hoje