IPTU 2017: Prefeitura do Rio inicia envio de carnês

Começou nesta quinta-feira (12) o envio de carnês do IPTU 2017 aos imóveis do município do Rio de Janeiro. Cerca de 1,2 milhão de carnês serão distribuídos, via Correios, aos contribuintes, que podem optar pelo pagamento do imposto em cota única ou em dez parcelas iguais. Quem escolher pagar o IPTU de uma única vez garante 7% de desconto no valor total do carnê, mesmo percentual concedido em 2016.

As guias para o pagamento vão chegar às mãos dos contribuintes com datas de vencimento diferenciadas, que variam de acordo com o número final da inscrição imobiliária do imóvel.  Os que possuem final de 0 a 5 devem pagar a cota única ou a primeira parcela do imposto no dia 10 de fevereiro de 2017. Os demais, com final de inscrição de 6 a 9 têm a data de 13 de fevereiro de 2017 para realizar os mesmos pagamentos.

2ª via do carnê

A segunda via do carnê do IPTU já está disponível no site da Secretaria Municipal de Fazenda, bem como a guia que comprova a condição de isento do pagamento do imposto. Para realizar esses procedimentos on-line, é preciso informar no sistema o número de inscrição imobiliária do imóvel, presente no carnê de IPTU de anos anteriores. A segunda via também está disponível nos postos de atendimento da SMF.