Guarda Municipal contabiliza mais de 400 atuações na orla

GM deteve 11 pessoas, fez 160 apreensões, rebocou 54 veículos e coibiu cães e altinho na areia

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) fechou o primeiro fim de semana da nova administração da cidade com a Operação Verão contabilizando mais de 400 autuações na orla. Foram 11 pessoas detidas (a maioria, por tentativa de roubo), 160 produtos apreendidos (157 por comercialização ilegal e três pipas com cerol) e 172 veículos infracionados por estacionamento irregular, com 54 deles rebocados. No sábado, os guardas do 1º Grupamento Especial de Praia (GEP da Zona Sul) impediram até o início de um arrastão na praia de Ipanema.

Na atuação direta na areia, as equipes retiraram 17 cães e coibiram 16 práticas de altinho, distribuindo nos dois dias 400 pulseiras de identificação nas praias, o que ajudou na localização de pais de 15 crianças perdidas. Com a readequação para atender ao novo foco de atuação definido pelo prefeito Marcelo Crivella, a GM teve presença mais ostensiva nas ruas em ações preventivas contra pequenos delitos, reforçando a segurança pública com o apoio ao trabalho da Polícia Militar.

"A Guarda seguirá atuando com o foco no cuidar das pessoas, mas com uma presença mais ostensiva nas ruas, em interação direta com a PM", disse o coronel Paulo Amendola, que implantou a GM-Rio em 1993 e é o novo secretário Municipal de Ordem Pública (Seop), que tem a Guarda em sua estrutura. 

Para a Inspetora Regional Tatiana Mendes, nova comandante da GM-Rio, a atuação das equipes de guardas foi fundamental para manter a segurança e o ordenamento na orla, a partir da operação conjunta com ações efetivas que muito contribuíram para evitar arrastões.

"Continuaremos trabalhando firme para dar mais tranquilidade ao carioca e turista, não só na orla, mas em todos os pontos da cidade. Para tanto, estamos readequando a atuação de nossas equipes, em busca de mantermos o foco na prevenção, mas com presença mais ostensiva", reafirmou a Inspetora Tatiana, primeira mulher e primeira guarda de carreira a comandar a GM-Rio, maior Guarda desarmada de todo o país e também a primeira a ter sua própria academia de formação de guardas.

A Operação Verão 2017 da GM-Rio conta com cerca de 70 GMs atuando durante a semana na orla, e 220 nos fins de semana e feriados, com reforço de agentes dos grupamentos Tático Móvel (GTM) e de Operações Especiais (GOE). Divididos em pontos estratégicos, eles desenvolvem ações voltadas ao ordenamento e segurança em geral dos banhistas.