O movimento já é intenso em direção à Região dos Lagos, no Norte fluminense. Cerca de 370 mil veículos devem cruzar a Ponte Rio-Niterói em direção ao balneário. Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (30), o trânsito apresenta lentidão na ponte em direção a Niterói e também na Rodovia Niterói-Manilha (um trecho da BR-101), principalmente na chegada a Itaboraí.
As regiões dos Lagos, Serrana e da Costa Verde fluminenses são destino de diversos cariocas que deixam a capital do estado para passar a noite de Ano-Novo.
A expectativa da concessionária Ecoponte, que administra a Ponte Rio-Niterói, é que o maior movimentação deve ocorrer neste sábado, quando 90 mil automóveis devem seguir em direção a Niterói. A segunda-feira (2) deve ser o dia de movimento mais intenso no sentido contrário, principalmente na parte da manhã, quando são esperados cerca de 89 mil veículos.
Em todo o período de festividades, entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro, cerca de 1,6 milhão de veículos passarão pela via. A Ecoponte faz operação especial de socorro de inspeção, para garantir maior fluidez no trânsito.