Policiais militares são capacitados em curso de libras

Ação é resultado da parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos

Cerca de 80 policiais militares lotados na 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no 2º Batalhão de Polícia Militar (Botafogo), no Batalhão de Policiamento em áreas Turísticas (BPTur) e na Lei Seca, foram qualificados em treinamento básico sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras).A iniciativa surgiu de uma parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), que disponibilizou professores surdos e intérpretes de Libras. 

Durante as aulas, os alunos receberam uma cartilha com informações básicas e tiveram o primeiro contato com a Língua Brasileira de Sinais. Em seguida, os policiais puderam mostrar na prática o que aprenderam. O major da PM e comandante da 1ª CIPM, Augusto Eduardo Moreira Valentim, aprovou a capacitação.

– Foi uma excelente experiência para a Polícia Militar, e penso ter sido também para os funcionários do INES, que vivenciaram e entenderam um pouco da nossa atividade, passando dois dias conosco – disse o major.Para o subtenente Edson da Costa, que participou do curso, a oportunidade é de extrema importância para a corporação.

– Somos promotores e defensores dos direitos humanos e com a grande missão de incluir toda a sociedade nos seus direitos básicos, entre eles a segurança. 

A capacitação dos policiais militares é de grande valia quando se depararem com ocorrências que envolvam pessoas surdas, não podendo deixar de lado a constante aplicação para que os conceitos aprendidos não sejam esquecidos – afirmou o policial.A Língua Brasileira de Sinais é o meio de comunicação das pessoas com deficiência auditiva no Brasil e colabora diretamente para a quebra do preconceito e inclusão social dos surdos na sociedade. 

Baseado nisso, o convênio capacita os policiais militares no aprendizado da língua, visando uma melhor comunicação entre os agentes e deficientes auditivos, sendo uma parceria vital para que os surdos tenham um atendimento adequado.