Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso já atendeu a mais de 14 mil pessoas

O Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI), implantado na rede municipal de Saúde em 2010, que oferece assistência em casa prioritariamente a pessoas com 60 anos ou mais, já atendeu a 14.055 pessoas e realizou 843.991 procedimentos nesses seis anos. Somente em 2016, foram 2.493 pacientes acompanhados e 184.956 procedimentos executados até novembro.

O PADI cuida de pessoas com doenças crônicas, portadores de incapacidade funcional provisória ou permanente, pacientes oriundos de internações prolongadas e/ou recorrentes, com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção, pacientes em cuidados paliativos e outros agravos passíveis de recuperação funcional.

Os principais benefícios são a aceleração da recuperação, a redução do tempo médio de internação hospitalar, a liberação dos leitos hospitalares para outros pacientes, a independência funcional, a melhora na capacidade de se cuidar e de ser cuidado no ambiente domiciliar.

São ao todo 16 equipes no programa, sendo 11 equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD) e cinco equipes multiprofissionais de apoio (EMAP). Cada EMAD é composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de enfermagem. Já a EMAP conta com nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e odontólogo.

As equipes estão instaladas nos hospitais municipais Salgado Filho, Miguel Couto, Paulino Werneck, Lourenço Jorge, Pedro II e Francisco da Silva Telles, onde realizam a busca ativa nas enfermarias, com o intuito de identificar os pacientes com perfil para atendimento domiciliar.  Pessoas que necessitem do atendimento domiciliar prestado pelo PADI, mas que não estejam internadas nesses hospitais, podem ter acesso ao serviço procurando a unidade de Atenção Primária mais próxima de sua residência, para avaliação do caso pela própria equipe de saúde da família ou inclusão do paciente no Sistema de Regulação (SISREG) para marcação da primeira visita da equipe do PADI.

Desde a implantação na rede até novembro deste ano, o Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso já totaliza realizados.