Secretaria de Educação registra recorde de inscritos de novos alunos para as escolas públicas

Número de candidatos passou de 220 mil, em 2016, para 240 mil, em 2017. Inscrições pela internet terminaram às 23h59 desta quinta-feira, dia 22.   

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) encerrou, às 23h59 desta quinta-feira, dia 22, a 1ª fase de novas matrículas para o próximo ano letivo com um número recorde de inscritos. No total, 240.792 novos alunos se inscreveram para ingressar em unidades da rede estadual de ensino. O número é superior ao registrado em 2016 quando 220.498 candidatos optaram por estudar em escolas públicas de todo o Rio de Janeiro. 

Os dez municípios com o maior número de inscritos foram: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São Gonçalo, Belford Roxo, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Niterói, Magé e Angra dos Reis. 

A Seeduc também registrou aumento na procura de candidatos oriundos da rede privada. Em 2016, o número foi de 27.357. Já para 2017, 32.350 se inscreveram para ingressar na rede estadual de ensino.   

Outro dado interessante foi o de pessoas que estavam afastadas dos estudos. Em 2016, o quantitativo foi de 3.852 inscrições. Já para 2017, 13.524 candidatos realizaram o cadastro pela internet em busca de uma oportunidade para voltar às salas de aula.     

As inscrições foram feitas por meio da página da Seeduc no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) e pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br).  Segundo o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, o sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que alunos busquem e tenham oportunidade de estudar em unidades da rede estadual de ensino.  

– Buscamos a todo momento facilitar o processo de inscrição dos candidatos, sempre informando da melhor forma os prazos para realização das matrículas, escolas com vagas abertas, documentos necessários, entre outras questões. Todo o trabalho das equipes envolvidas possibilitou esse recorde de inscritos e o bom resultado – destaca o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer. 

O secretário informou, ainda, que também foram liberaras, aproximadamente, 537 mil vagas para renovação de matrículas de alunos que estão na rede estadual. 

– Outra boa notícia é que na próxima segunda-feira serão abertas vagas para 30 escolas em tempo integral, vocacionadas ao Empreendedorismo, em mais de 20 municípios do estado – anunciou Victer. 

Resultado e confirmação da matrícula

Para agilizar o processo, a Secretaria de Estado de Educação antecipou as datas de divulgação dos resultados e de confirmação de matrícula. Os alunos já poderão conhecer as escolas onde foram alocados a partir do dia 30 de dezembro, no site Matrícula Fácil, e não mais no dia 10 de janeiro de 2017. 

Após a divulgação da listagem, os interessados terão de 4 a 10 de janeiro de 2017 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados. 

Serviço:

Resultado da inscrição: 30 de dezembro de 2016

Confirmação da matrícula: de 4 a 10 de janeiro de 2017 (na unidade em que o aluno foi selecionado)