Número de candidatos passou de 220 mil, em 2016, para 240 mil, em 2017. Inscrições pela internet terminaram às 23h59 desta quinta-feira, dia 22.
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) encerrou, às 23h59 desta quinta-feira, dia 22, a 1ª fase de novas matrículas para o próximo ano letivo com um número recorde de inscritos. No total, 240.792 novos alunos se inscreveram para ingressar em unidades da rede estadual de ensino. O número é superior ao registrado em 2016 quando 220.498 candidatos optaram por estudar em escolas públicas de todo o Rio de Janeiro.
Os dez municípios com o maior número de inscritos foram: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São Gonçalo, Belford Roxo, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Niterói, Magé e Angra dos Reis.
A Seeduc também registrou aumento na procura de candidatos oriundos da rede privada. Em 2016, o número foi de 27.357. Já para 2017, 32.350 se inscreveram para ingressar na rede estadual de ensino.
Outro dado interessante foi o de pessoas que estavam afastadas dos estudos. Em 2016, o quantitativo foi de 3.852 inscrições. Já para 2017, 13.524 candidatos realizaram o cadastro pela internet em busca de uma oportunidade para voltar às salas de aula.
As inscrições foram feitas por meio da página da Seeduc no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) e pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Segundo o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, o sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que alunos busquem e tenham oportunidade de estudar em unidades da rede estadual de ensino.
– Buscamos a todo momento facilitar o processo de inscrição dos candidatos, sempre informando da melhor forma os prazos para realização das matrículas, escolas com vagas abertas, documentos necessários, entre outras questões. Todo o trabalho das equipes envolvidas possibilitou esse recorde de inscritos e o bom resultado – destaca o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.
O secretário informou, ainda, que também foram liberaras, aproximadamente, 537 mil vagas para renovação de matrículas de alunos que estão na rede estadual.
– Outra boa notícia é que na próxima segunda-feira serão abertas vagas para 30 escolas em tempo integral, vocacionadas ao Empreendedorismo, em mais de 20 municípios do estado – anunciou Victer.
Resultado e confirmação da matrícula
Para agilizar o processo, a Secretaria de Estado de Educação antecipou as datas de divulgação dos resultados e de confirmação de matrícula. Os alunos já poderão conhecer as escolas onde foram alocados a partir do dia 30 de dezembro, no site Matrícula Fácil, e não mais no dia 10 de janeiro de 2017.
Após a divulgação da listagem, os interessados terão de 4 a 10 de janeiro de 2017 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados.
Serviço:
Resultado da inscrição: 30 de dezembro de 2016
Confirmação da matrícula: de 4 a 10 de janeiro de 2017 (na unidade em que o aluno foi selecionado)