Santo Cristo, na Região Portuária, ganhará parque urbano em dezembro

Votação online para escolha do nome do espaço vai até dia 30 de novembro

O bairro Santo Cristo, na Região Portuária, vai ganhar um parque urbano a partir de dezembro, com mais de seis mil metros quadrados. O local terá plantas nativas e mobiliário urbano inovador com locais para descanso, trabalho, apresentações artísticas e alimentação. Para escolher o nome do passeio, Rua City Lab, Edifício Novocais do Porto e Arca Urbana/Impact Hub, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Portuária (CDURP), lançaram uma campanha online para receber sugestões e, no último dia 20, realizaram uma dinâmica com 12 participantes para chegar aos cinco finalistas. Na etapa final, haverá uma votação na internet, até dia 30 de novembro. O nome escolhido será anunciado no dia 3 de dezembro, dia da inauguração.

O parque urbano fica nas avenidas Cidade Lima, Binário do Porto, Cordeiro da Graça e Professor Pereira Reis, e será inaugurado no dia 3 de dezembro. O projeto de arquitetura e paisagismo foi desenvolvido por Sérgio Santana e terá plantas nativas da Mata Atlântica. Objetos que foram encontrados nas escavações do espaço – como âncoras de navios -, estarão expostos, guardando assim uma conexão com a história local. O mobiliário urbano que será utilizado no passeio está sendo desenvolvido através de um Desafio de Design feito por estudantes das universidades UFF, PUC, ESDI e UFRJ, sob o viés de inovação no uso de materiais.

“O Boulevard Olímpico trouxe grande visibilidade para a revitalização da Região Portuária, entrou de vez no roteiro de cariocas e turistas. Mas este projeto não pode ficar restrito a Praça Mauá e entorno, é preciso estender esta ocupação para outras partes do Porto. O Santo Cristo já está sendo revitalizado e o parque urbano vai contribuir para que as pessoas circulem e ocupem o bairro”, diz Daniel Kraichete, diretor do Distrito Criativo do Porto e curador de design do Rua City Lab, laboratório de experiências urbanas que abriu as portas no bairro em agosto deste ano. “Nosso objetivo é fomentar iniciativas de criatividade, inovação, empreendedorismo e entretenimento naquela parte da cidade”.

Escolha do nome do parque será com participação popular1ª etapa "Envio de Sugestões" – 20 de outubro a 10 de novembro2ª etapa "Workshop" – 20 de novembro3ª etapa "Votação Final" – 21 a 30 de novembroDivulgação do resultado e Inauguração do Parque Urbano – 3 de dezembro