Operação Segurança Presente prende dois assaltantes na Lagoa Rodrigo de Freitas

Um traficante e um foragido da Justiça também foram presos

Agentes da Operação Lagoa Presente prenderam, na tarde desta quinta-feira (24/11), Jorge Luiz Mendes da Costa e Diogo Lanza Carvalho. Segundo os policiais militares, uma equipe foi acionada após o roubo, na Avenida Borges de Medeiros, próximo ao Clube Naval. Jorge foi preso no local do crime e Diogo fugiu em direção ao Jardim Botânico, mas também foi capturado. Com ele os agentes encontraram R$ 324. Os dois, que possuem passagens pela polícia por roubo e furto, foram conduzidos à 14ª DP (Leblon), onde foram autuados. 

Centro

Agentes da Operação Centro Presente apreenderam na Central do Brasil, na noite desta quarta-feira (23/11), um menor de 17 anos por tráfico de drogas. Com ele foram encontrados 65 pinos de cocaína, dois frascos de cheirinho da loló e um tablete de maconha. O adolescente disse que comprou as drogas na comunidade Parque União para vender no município de Guapimirim. Ele foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá). 

Lapa

Na Avenida Mem de Sá, policiais militares da Operação Lapa Presente prenderam Neemias Luiz Ferreira, 46 anos, na noite de ontem (24/11). Contra ele havia um mandado de prisão pelo crime de roubo, expedido em Casimiro de Abreu, em janeiro de 2012. Neemias foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá), onde o fato foi registrado. 

Balanço

Até a noite de ontem (24/11), os agentes da Operação Segurança Presente efetuaram 3.524 prisões, sendo 1.897 por posse e uso de entorpecentes, e já cumpriram 298 mandados de prisão. Também foram conduzidas à delegacia 126 pessoas por porte de arma branca e 13 por porte de arma de fogo, 131 por roubo e 240 por furto. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 2.422 ações de acolhimento a moradores de rua.

Conheça a Operação Segurança Presente

No dia 1º de dezembro de 2015, foi iniciada no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo a Operação Segurança Presente, uma iniciativa de interesse público - fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ. No dia quatro de julho deste ano, a operação chegou ao Centro. As Operações Segurança Presente foram inspiradas na bem sucedida Lapa Presente, iniciada em 1º de janeiro de 2014. 

A operação, de caráter permanente, conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Vários órgãos atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.

Para fortalecer a credibilidade das ações, além das abordagens serem filmadas, as equipes também são monitoradas por GPS.