Rio de Janeiro ganha 38 medalhas nos Jogos Escolares

 Nas modalidades coletivas, delegação fluminense subiu ao pódio seis vezes

O Rio de Janeiro encerrou a participação nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ’s) – categoria B com a conquista de 38 medalhas: 15 de ouro, oito de prata e 15 de bronze. As finais das modalidades coletivas, que garantiram seis pódios para a delegação fluminense, foram realizadas no sábado (19/11). O evento contou com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. 

Os Jogos Escolares da Juventude  – categoria B tiveram início no último dia 10 de novembro e foram realizados na capital da Paraíba, João Pessoa. Ao todo, foram cerca de 3,6 mil alunos-atletas com  faixa etária de 15 a 17 anos, que disputaram 13 modalidades. Na categoria A (12 a 14 anos), a delegação do Rio de Janeiro conquistou 37 medalhas, sendo 12 de ouro, 8 de prata e 17 de bronze, em jogos entre os dias 20 e 29 de setembro, também em João Pessoa.

 Os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), são um dos principais exemplos da capacidade de identificação de talentos esportivos do país. 

Cinquenta e dois atletas com passagem pelos Jogos Escolares estiveram entre os 465 esportistas do Time Brasil na Rio 2016, entre eles Mayra Aguiar, Sarah Menezes e Victor Penalber, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa. Levando em consideração as modalidades disputadas nos JEJ’s, o número representa cerca de 23% da delegação nos Jogos do Rio de Janeiro. 

Os vencedores 

Na disputa do basquete masculino, o representante fluminense era o Colégio Vasco da Gama, que ficou com a prata. O futsal foi responsável por duas medalhas: no masculino, o Centro Educacional Percepção conquistou o ouro, enquanto o feminino, com o Centro Educacional Albert Einstein, a prata. O feito foi repetido pelos atletas do vôlei. 

Com as duas equipes sendo representadas pela mesma unidade educacional, o Estado do Rio, com o Centro Educacional da Lagoa, ficou com o ouro no masculino, e a prata no feminino. O Colégio Estadual Antônio da Silva marcou presença no pódio do handebol e conquistou a medalha de ouro.