O RioSolidario ultrapassou os 5 mil jovens cadastrados no Banco de Talentos do programa Futuro Agora. Somente de janeiro a outubro deste ano, foram realizados mais de 2,8 mil novos cadastros. O banco de estágios cadastra adolescentes entre 14 e 29 anos, principalmente aqueles oriundos de comunidades carentes do Estado do Rio de Janeiro, que estejam em risco ou vulnerabilidade social. Por meio da rede de parceiros da instituição, o objetivo é gerar oportunidades de entrada no mercado de trabalho e também capacitação profissional.
– Quando o RioSolidario abraça a causa do jovem, buscando a capacitação e oportunidades no mercado de trabalho, nós queremos ser uma mola nessa transformação – disse a presidente da ONG e primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro, Maria Lucia Horta Jardim.
O RioSolidario promove, através de parcerias com instituições, a qualificação e capacitação profissional. Aqueles que estão cumprindo medida socioeducativa no Novo Degase também têm a oportunidade de construir uma carreira através de cursos que são oferecidos dentro das unidades.
Atualmente, o banco conta com 15 parceiros atuantes. O trabalho tem parcerias em projetos como Jovem Aprendiz Nova Cedae, Jovem Aprendiz MetrôRio e Escola Carvalho Hosken de Hotelaria.
Vida nova
Para Bárbara Néris, de 18 anos, o projeto foi o caminho certo para ingressar no mercado de trabalho e alcançar seu objetivo. Ela cursou a Escola de Hotelaria.
– Sonhava em ter uma oportunidade com perspectiva e hoje agradeço muito por isso. Durante o curso tive a oportunidade de escolher a minha área e fui para alimentos e bebidas. Acredito que essa vivência foi fundamental para mostrar o que sabia e o quanto gostaria de aprender com eles – afirmou Bárbara.