A Fundação Getulio Vargas sediará
um encontro inédito no meio acadêmico. O VII Congresso Nacional de
Administração e Contabilidade (AdCont) e o XVIII Encontro do Mestrado em
Ciências Contábeis da Uerj (EMeCC) serão realizados em um único evento, que acontecerá
nos dias 28 e 29 de outubro. A atividade é fruto de parceria entre FGV,
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de
Janeiro (Uerj) e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de
Janeiro (CRC/RJ).
Durante o encontro, de relevância nacional, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais do mercado discutirão temas como Parcerias Público-Privadas, Resiliência Financeira no Setor Público e em Data Analytics e Auditoria Contínua. Essa temática é o foco dos diversos trabalhos acadêmicos que serão analisados.
O evento também será marcado pela apresentação de uma atualização quanto aos novos pronunciamentos contábeis emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB).
“As novas normas internacionais de Contabilidade serão apresentadas durante o evento. Essa é a primeira vez que três das principais instituições do Rio das áreas de Administração e Contabilidade — FGV, UFRJ e Uerj — reúnem seus esforços em um único evento. Os temas em discussão são atuais e de bastante relevância”, explica Ricardo Cardoso, professor da FGV/EBAPE e um dos coordenadores do evento.
Além da apresentação e do debate de trabalhos, o Congresso contará com palestras de Amaro Gomes (IASB – Reino Unido) sobre Estrutura Conceitual, IFRS 9, IFRS 15 e IFRS 16; Carlos Rufin (Sawyer Business School, Suffolk University, Boston – EUA) falando sobre Contratos de Concessão e Parcerias Público Privadas; Ileana Steccolini (Università Bocconi, Milão – Itália) abordando o tema Public Sector Accounting & Financial Resilience; e Miklos Vasarhelyi (Rutgers University, Nova Jersey – EUA) que fala sobre Data Analytics & Continuos Auditing.
Ainda durante a reunião, haverá a entrega do Prêmio Contador Geraldo de La Rocque (CRC-RJ) para trabalhos realizados por profissionais de contabilidade com abrangência nacional; e do Prêmio Contador Américo Matheus Florentino (CRC-RJ) concedido a trabalhos desenvolvidos por graduandos em Ciências Contábeis de instituições de ensino superior do Estado Rio de Janeiro.