Geração UPP conquista título em torneio mundial de Jiu-Jitsu

Equipe ganhou 38 medalhas de ouro, 28 de prata e 13 de bronze

Com a participação de grandes equipes e atletas de alto nível, a equipe Geração UPP formada pelas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) da Providência, Barreira do Vasco, Rocinha, Borel, Cidade de Deus, Salgueiro, Andaraí, Mangueira e Caju foi campeã no Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu Olímpico 2016. O evento foi realizado no sábado (9/7), sábado, no Ginásio Canto do Rio Futebol Clube, em Niterói.

Segundo o coordenador da equipe, cabo Christian Ribeiro, da UPP Providência, 123 atletas foram inscritos no evento. A equipe conquistou 38 medalhas de Ouro, 28 de Prata e 13 de Bronze. Cerca de 4 mil crianças, jovens e adultos participam do projeto oferecido gratuitamente nas bases de UPPs.

– Foi um campeonato muito difícil. O título só foi decidido nas últimas lutas. Gostaria de agradecer a todos os policiais que se empenharam e aos familiares por toda a confiança durante todos esses anos. Mais uma vez, demonstramos toda a nossa força dentro e fora do tatame – disse o policial.

Professor de Jiu-Jítsu da UPP Cidade de Deus, cabo Flávio Luiz acredita que a vitória é resultado do excelente planejamento do projeto. 

Artes marciais

Pilar do projeto social que atende a dezenas de comunidades do Rio de Janeiro desde 2010, o projeto Geração UPP é desenvolvido por policiais. As aulas reúnem diversas modalidades de artes marciais. A união entre instituições é a responsável por tornar possíveis as viagens e inscrições da equipe em competições.