Operação Lapa Presente prende dois foragidos da Justiça

Jovem que pichava uma escola municipal também foi preso na Lapa

Policiais Militares da Operação Lapa Presente, da Secretaria de Estado de Governo, prenderam um foragido da Justiça por furto e outro por falta de pagamento de pensão alimentícia, na noite desta terça-feira (08.03).

Durante patrulhamento na Praça Cardeal Câmara, agentes da Operação Lapa Presente abordaram dois homens, que foram conduzidos para a 5ª DP (Mem de Sá) para averiguação. Eles foram identificados como Eronides Galdino de Lima, de 35 anos, e Marcelo Messias Lima Freitas, também de 35 anos. Contra Eronides, havia dois mandados de prisão por furto e, contra Marcelo, outros dois por falta de pagamento de pensão alimentícia. Eles ficaram presos e responderão na Justiça.

Em outra ocorrência, na Rua da Glória, dois homens foram vistos pichando o muro do Colégio Municipal Deodoro. Com a aproximação dos agentes, eles correram mas um deles foi capturado. Breno Alves Santos, de 23 anos, foi conduzido para a 5ª DP (Mem de Sá), onde foi autuado pelo crime contra o meio ambiente de pichação de edifício urbano.

Balanço

Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até 09/03, foram presas 4.732 pessoas, sendo 3.025 por posse e uso de entorpecentes, 147 por tráfico de drogas, 92 por porte de arma branca, 23 por porte de arma de fogo, 312 pela prática de roubo, entre outros crimes.

Neste período foram cumpridos 508 mandados de prisão – sendo 26 por homicídio, 226 por roubo, 103 por furto, 57 por tráfico de drogas, entre outros.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 20.900 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 175 veículos rebocados por apresentar alguma irregularidade.

Atendimento ao cidadão

O Disque Lapa Presente (97954-2424) recebeu, desde a noite do dia 2 de janeiro de 2014, 2.546 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante.

A Operação Lapa Presente funciona de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas-feiras e aos sábados, das 21h30 às 5h30.

Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro para coibir roubos, uso e venda de drogas e promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais