Museu do Ingá promove universo criativo feminino

Na esteira das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, o Museu do Ingá inaugura, em 8 de março, a exposição O Feminino no Ingá. Durante um mês, o público vai poder ver, através de obras e objetos de artistas variados, que compõem o acervo do museu, uma representação do universo feminino nas artes.

Muitas são as construções imagéticas acerca da mulher e do feminino nas artes plásticas. Afinal, ela é tanto inspiradora como criadora. E é representada desde tempos imemoriais, como nos ídolos femininos de fertilidade dos períodos paleolítico e neolítico.

Estas visões do feminino foram e são influenciadas pelas experiências e expectativas dos artistas em suas diferentes épocas. E, em sua maior parte foram elaboradas por homens. Poucas foram as mulheres – como lembra o texto explicativo sobre a mostra do Ingá, ao alcance dos visitantes – que tiveram seus nomes lembrados na história.

Do acervo do museu reuniu-se mais de uma dezena de obras. São pinturas, cerâmicas, rendas e instrumentos de bordadeiras, unindo a mulher, simplesmente retratada, ao resultado artístico de fazeres tipicamente femininos.Integram a exposição pinturas como Moça na janela e Ciranda, de Djanira da Motta e Silva (1914/1979), Retrato de Dona Tita (Estudo), de Alberto da Veiga Guignard (1896/1962), Primeiros Frutos- Estudo, de Lucilio de Albuquerque (1887/1939) e Femme au Chrysanthème, de Albert Bréauté (1853/1939). Completam a seleção esculturas cerâmicas, rendas de bilro e instrumentos de fiar.

Ao convidar o público para esta jornada acerca do feminino, o Museu do Ingá aponta que, embora perguntas sobre os desejos femininos tenham encontrado várias respostas no século passado, os dilemas no campo das artes – que tiveram Anita Malfati, Djanira e Trasila do Amaral como boas desbravadoras e bem-sucedidas em conseguir posição e respeito – perduram.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais