O Dia Z de mobilização contra a Zika movimentou o Campo do Tricolor, no Centenário, neste sábado (5). Promovida pela secretaria estadual de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, a ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. O prefeito Alexandre Cardoso e o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior participaram do evento.
“A Zika é uma doença que apresenta sintomas brandos e isso faz com que muita gente não saiba que está com o vírus. O problema é que ela pode provocar também doenças mais graves como a síndrome de Guillain-Barré e a microcefalia. Por isso, é importante essa campanha de conscientização. É fundamental que cada morador faça sua parte. Não podemos deixar a água acumular em nenhum lugar. As doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti só vão ser vencidas se todos derem as mãos”, destacou o prefeito.
Durante a ação, a população teve a oportunidade de ver as fases do mosquito Aedes aegypti no laboratório de entomologia montado pela secretaria municipal de Saúde no entorno do Campo do Tricolor. Além disso, agentes de endemias fizeram visitas domiciliares para verificar possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika Vírus. Também houve distribuição de material informativo e circulação do carro fumacê pela região.
A aposentada Solange Toledo, de 73 anos, elogiou a atuação da prefeitura na região. “Moro aqui há mais de 40 anos e sempre tomo cuidado em casa. Os agentes fazem a visita regularmente, inclusive com o carro fumacê. Tenho tudo anotado no papel de presença. É muito importante que todos tenham consciência das ações para combater esse mosquito”, disse.
Dia Z
O Dia Z foi criado em dezembro de 2015 pelo secretário Luiz Antônio Teixeira Junior, quando ainda era responsável pela pasta em Nova Iguaçu. A iniciativa deu certo e foi expandida para todo estado. A mobilização deste sábado aconteceu simultaneamente em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Rocinha e Santa Marta.
“É muito importante termos um evento de mobilização popular como este que envolve a comunidade. O Aedes aegypti é um mosquito que vive dentro das casas e por isso mais importante do que o trabalho do Governo do Estado e da Prefeitura, é a atuação de todos os moradores tirando dez minutos por semana para olhar dentro de casa. Chamem os vizinhos para combater esse mosquito, assim teremos cada dia menos casos de dengue e zika”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior.
Representando o secretário municipal de Saúde, Camillo Junqueira, o subsecretário Leonardo de Deus apresentou os números da Dengue e da Zika no município. “É importantíssima essa parceria com o Governo do Estado para conscientização da população. Até o dia 4 de março, Caxias registrou 168 casos de dengue e 1439, de Zika, com predomínio da doença em Saracuruna, Jardim Primavera e Gramacho. Nosso trabalho é constante nos quatro distritos e foi intensificado no início deste ano”, explicou.
O coordenador de Vigilância Ambiental da secretaria municipal de Saúde, Alessandro de Deus Mello, lembrou que a população pode denunciar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e solicitar visitas domiciliares através do telefone 0800 282 7788.
A ação contou também com os serviços das secretarias municipais de Defesa Civil e Políticas de Segurança; e de Serviços Públicos.