A campanha Água Limpa para o Rio Olímpico, do Programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, vem mobilizando produtores rurais em microbacias hidrográficas de todo o estado para a proteção de nascentes em suas propriedades. Santa Maria Madalena, na Região Serrana, é um exemplo do engajamento e conscientização ambiental dos agricultores. Em todo o município, já foram protegidas 96 nascentes, com recursos de mais de R$ 190 mil do Rio Rural.
Entre as fontes d’água preservadas, 39 estão na microbacia Manoel de Moraes; 22 no Alto Imbé; 17 na Sede/Terras Frias; 12 no Médio Imbé e seis em Triunfo. Também foram realizados 31 isolamentos de área de recarga hídrica, totalizando 127 subprojetos ambientais no município.
De acordo com o técnico executor do Rio Rural, Danilo Botelho, o engajamento dos produtores foi fundamental para o expressivo número de nascentes protegidas em Santa Maria Madalena.
"Eles viram a necessidade de proteger suas nascentes e apostaram neste trabalho. Os resultados são altamente positivos", explicou Botelho.
Proprietário de uma agroindústria de doces em compotas em sua propriedade, na microbacia Terras Frias, Luciano Correa lembrou que, no inverno de 2015, o período de estiagem foi rigoroso. Segundo ele, aqueles que protegeram as nascentes não sofreram as consequências da falta d’água.
"Muita gente ficou sem água por aqui. Apenas os produtores que protegeram suas nascentes ficaram aliviados e não tiveram prejuízos", disse Luciano.