São João de Meriti tem Semana da Diversidade LGBT

Organizada pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas da Prefeitura de São João de Meriti para a População LGBT, coordenada por Esmeralda Venetillo, a Semana da Diversidade promoveu uma série de eventos importantes em prol dos direitos da classe, com o apoio da ONG Casa dos Direitos da Baixada e da Igreja Inclusiva.

Aberta na sexta-feira (4), com uma mesa de debate na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do município, as atividades foram encerradas no domingo (6) durante a parada no Centro de Vilar dos Teles. Cerca de 1.800 pessoas compareceram à passeata, que foi pacífica, sem nenhuma ocorrência de briga ou confusão. O evento também realizou ações informativas de saúde com distribuição de preservativos.

Vitória importante para a comunidade, a OAB anunciou, que a partir de 2016, a cidade terá uma Comissão de Direitos Homoafetivos formada por membros da ordem dos advogados e representantes da sociedade civil e organizada meritiense. A comissão tratará de casos de crimes motivados por homofobia, que atualmente podem ser denunciados pelo Whats App da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas da População LGBT, no número (21) 9 6446-2837.

“Cada passo que nós damos, é um grande avanço para a comunidade LGBT porque ainda sofremos muito preconceito da sociedade. É bom deixar bem claro que a luta é pelos direitos e não por benefícios, uma vez que contribuímos com os impostos, igual a todo mundo. Essas iniciativas são muito importantes para qualificar a população para que ela se organize e lute pelos seus direitos”, declara Angélica de Oliveira, superintendente de Supervisão de Serviços de Saúde.