Rede municipal já recebeu mais de 34 mil inscrições para novos alunos

A Secretaria Municipal de Educação recebeu 34.880 inscrições — até às 18h desta sexta (06) — para a matrícula de novos alunos da Pré-Escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas municipais. Desse total, 8.980 estavam na rede particular de ensino. As inscrições podem ser feitas até 6 de dezembro, exclusivamente pela internet. 

Os pais interessados em matricular seus filhos na rede municipal ou fazer a transferência de escola devem preencher um cadastro na internet neste endereço eletrônico. Os alunos que já estudam nas escolas da prefeitura terão a matrícula renovada automaticamente.

Para os pais que não têm acesso à rede de computadores, a prefeitura oferece acesso gratuito à internet em 55 escolas municipais. As unidades de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Ao preencher o cadastro, os responsáveis devem informar, no máximo, cinco escolas em que gostariam de matricular seus filhos. É preciso ter o endereço de correspondência completo, inclusive o número do CEP.

Ao finalizar o preenchimento da ficha é preciso anotar o número da inscrição, que servirá para verificar em qual escola a matrícula estará reservada, entre os dias 16 e 18 de dezembro (Pré-Escola, 1° e 2° anos) e os dias 7 e 15 de janeiro (3° ao 9° Anos e EJA). As informações fornecidas na ficha de inscrição deverão ser confirmadas, através de documentos, no momento da matrícula.

Ginásios e escolas em tempo integral

Os interessados em matricular seus filhos em uma das unidades do Ginásio Carioca, inclusive os Ginásios Experimentais Olímpicos, ou nas escolas de Tempo Integral deverão escolher uma destas unidades como primeira opção.

Os alunos que optarem por uma dessas unidades vão estudar em tempo integral. Além disso, nos Ginásios Olímpicos o aluno será convidado para fazer um teste de aptidão esportiva, cuja data será informada no ato da matrícula.

A SME também produziu uma cartilha com um passo a passo para a realização da matrícula. A cartilha e a lista das unidades escolares com acesso gratuito à internet estão disponíveis para consulta ou impressão neste endereço eletrônico.