Prefeitura comemora o Dia da Cultura com programação diversificada nesta quinta-feira

Com quase 60 equipamentos culturais espalhados por toda a cidade, a Prefeitura do Rio celebra, nesta quinta-feira (5/11), o Dia Nacional da Cultura com ampla programação. Serão cinco peças de teatro e oito exposições, além de oficinas de dança, cineclube e atividades nas bibliotecas.

Os visitantes que forem curtir a data num dos equipamentos municipais vão ganhar um kit com cartão-presente, que dá direito a um ingresso para o Museu do Amanhã, e pulseira comemorativa. A programação completa do Dia Nacional da cultura está no site

Entre os destaques da programação do Dia Nacional da cultura estão o musical Como Eliminar o Seu Chefe, em cartaz no Teatro Carlos Gomes; a exposição Casa Cidade Mundo, no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, no Centro, que reúne obras de nomes consagrados como Lygia Clark e Amílcar de Castro; e a mostra Trio Bienal, no Memorial Municipal Getúlio Vargas.

Os fãs de música podem visitar a exposição interativa Rio 450 Anos de Música, que está em cartaz na Arena Carioca Dicró, na Penha. Também há programação em Jacarepaguá, Santa Teresa, Tijuca, Botafogo, Santa Cruz e Irajá.

O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ) também comemora o Dia Nacional da Cultura com a exibição, nesta quinta-feira (05/11), Cineclube, do filme “Meia Hora e as manchetes que viram manchete” (do Angelo Defanti, 2015, 81 min), documentário sobre o famoso tabloide carioca e suas manchetes clássicas. A sessão será às 14h, com direito a debate entre a diretora geral do AGCRJ, a profa. dra. Beatriz Kushnir, e os professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) do “Departamento de Cinema e Vídeo” , profa. dra. Sylvia Moretzohn e o prof. dr. João Batista de Abreu. A 13ª sessão de cinema, conta com o apoio do Edital FAPERJ.

A comemoração, promovida pelo Arquivo, ainda conta a exposição “EROS E IRIS - a cidade no cinema”, um passeio no acervo do AGCRJ, com fotos de “cinemas de rua” e cartazes de cinema da “Coleção Pedro Lima”. A exposição percorre a relação entre o conjunto arquitetônico da cidade e alguns dos títulos cinematográficos do período do cinema pós-1964. Veja mais no site do AGCRJ.

Confira a programação completa no site da Secretaria Municipal de Cultura.