Escola Garriga de Menezes realiza campanha “Lixo zero”

A importância da limpeza em campanha de escola realizada com sucesso

Como ressaltar a importância de se viver em um ambiente limpo? Para os professores da Escola Garriga de Menezes, na Freguesia, Jacarepaguá, a melhor forma é mostrando como é feio o rastro da sujeira. Intitulado “Lixo Zero no Garriga”, o projeto pedagógico tem como proposta despertar a reflexão sobre o valor da limpeza.

Segundo Etiene Monteiro, supervisora do ensino infantil, a iniciativa começa com os alunos indo ao pátio no final do intervalo do recreio da turma anterior, antes dos funcionários varrerem o local. “Assim, eles podem tirar fotos e constatar como ficam o chão, o pátio e as mesas com tudo o que foi deixado pelos colegas”.

Em seguida, numa roda informal, em sala de aula, os professores instigam seus alunos a opinarem sobre o que presenciaram, sugerindo soluções para ajudar a escola a ficar limpa.

Na etapa seguinte, os estudantes vão até o intervalo daquela mesma turma, visitada anteriormente, e distribuem cartões com mensagens positivas para quem jogar o lixo no chão. “A proposta é fazer com que todos possam refletir, de modo gentil, sobre a importância da limpeza naquele ambiente coletivo”.

- Por meio da observação das ações do outro, eles vão analisar as consequências de seus atos e notar que pequenas atitudes, como jogar o lixo no lixo, por exemplo, fazem toda a diferença – reforça Etiene.

Relato de um dos alunos:

"Nós temos que cuidar do nosso planeta e com a campanha cada um faz a sua parte."

Escola Garriga de Menezes

Rua Araguaia, 389 - Freguesia (Jacarepaguá), Rio de Janeiro. Tel: (21) 3392-0901