Onze praias estão próprias para banho nas zonas Sul e Oeste do Rio

De acordo com o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o último final de semana de julho terá 11 praias próprias para o banho: Barra de Guaratiba, Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Joatinga, Pepino, Arpoador, Diabo, Leme e Vermelha. As impróprias são São Conrado, Vidigal, Urca, Botafogo e Flamengo. 

Na praia da Barra da Tijuca, estão próprios os pontos em frente à Avenida Ayrton Senna e ao Riviera Country Club. Os banhistas devem evitar os pontos do Quebra-mar (em frente à Rua João de Faria), e em frente ao 2º GBM (Bombeiros). 

Na praia do Leblon, apenas o ponto em frente à Rua Afrânio de Melo Franco está próprio para o banho. Os pontos em frente à Rua Rita Ludolf e à Rua Bartolomeu Mitre estão impróprios. Em Ipanema, o ponto em frente à Rua Garcia D’Ávila está próprio para o uso dos banhistas, ao contrário dos pontos em frente às ruas Paul Redefern e Joana Angélica. 

Em Copacabana, os banhistas devem evitar o ponto em frente à Rua Francisco Otaviano. Já os pontos em frente às ruas Souza Lima, Santa Clara e República do Peru estão liberados para o banho. Na Ilha de Paquetá, estão próprias as praias de Tamoios, Ribeira, Grossa, Catimbau e J.Bonifácio. As praias da Imbuca, Coqueiros e Moreninha estão impróprias. 

O Inea alerta que o banho de mar deve ser evitado nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo à saída de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem. O boletim de balneabilidade pode ser consultado no site do Inea (www.inea.rj.gov.br).