Feira da Economia Solidária acontece este mês em Nova Friburgo 

A Feira da Economia Solidária, uma feira de artesanato que reúne dezenas de artesãs em sua 57ª versão, acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de julho com a promessa de movimentar a economia solidária em Nova Friburgo. No corredor cultural, no prédio anexo à Prefeitura, na Avenida Alberto Braune, 223, os produtos confeccionados com tricô, feltro e bordado dão forma a inúmeras peças artesanais. São panos de prato, estojos, guarda-sacos, toalhas, bichinhos para crianças e aventais. Tudo de utilidade para o lar. Mais do que uma comercialização, a Feira de Artesanato do Projeto Economia Solidária é uma realização pessoal e uma terapia para muitas dessas artesãs.

Projeto do Ministério do Trabalho e secretaria Nacional de Economia Solidária, a feira conta com a parceria municipal através da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho. O projeto é uma forma de organização econômica, de produção e comercialização. Seu objetivo é o trabalho associado, a autogestão e a solidariedade, com a missão de promover o fortalecimento através da geração de trabalho e renda, da inclusão social e do desenvolvimento solidário.

Para a artesã Rosilda Folly, uma das primeiras participantes do projeto, destaca-se, de forma indireta, a ajuda na reabilitação de pessoas que sofrem de doenças emocionais. A maioria começou a fazer artesanato como uma terapia. Depois, enxergou-se uma renda extra com a comercialização dos produtos.

De acordo com a coordenadora da ECOSOL em Nova Friburgo, Luci Figueira, o projeto conta com 30 artesãs, mas esse número tende a crescer.