ASSINE
search button

Sem os benefícios, funcionários do Estaleiro Mauá fazem novo protesto no Rio

Manifestantes caminham nesta sexta da Praça XV até o edifício da Petrobras, no Centro

Compartilhar

O Estaleiro Eisa - Petro Um, antigo Estaleiro Mauá, que engloba um grupo de holding industrial colombiano, inclusive a empresa de aviação Avianca, continua devendo os seus mais de dois funcionários demitidos recentemente, antes mesmo da organização fechar as suas portas temporariamente, há uma semana, no Rio de Janeiro. Uma manifestação encabeçada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí (Stimmerj), Região Metropolina do Rio, mobiliza cerca de mil empregados do estaleiro, na manhã desta sexta-feira (10/7). Os manifestantes caminham da Praça XV em direção ao edifício da Petrobras, na Avenida Chile, por volta das 10h30.

>> Após fechamento, funcionários do Estaleiro Mauá fazem protesto no Rio

A categoria reivindica a recontratação de dois mil empregados que foram dispensados desde junho, além do acerto integral dos benefícios referentes à rescisão contratual. Segundo um dos diretores do sindicato, Jorge Luiz, classifica como "improbidade administrativa" a medida de demissão em massa dos funcionários sem o pagmento do salário do mês e a verba rescisória. Ele contou que a Eisa, após o ato de protesto dos empregados na última sexta (3), realizou um depósito parcial dos pagamentos.

No ato desta sexta, os trabalhadores querem pedir a Petrobras um posicionamento sobre a questão. De acordo com Jorge Luiz, esta semana foi realizado um encontro da classe com o Senador Paulo Paim (PT/RS), quando foram discutidas soluções para o empasse. Os sindicalistas devem procurar ajuda de deputados estaduais no decorrer da próximas semana.

O Estaleiro Eisa Petro Um é a razão social do antigo Estaleiro Mauá, que pertence ao grupo de holding do industrial naturalizado brasileiro Germán Efromovich, que também preside a empresa aérea Avianca. Além de explorar petróleo no Brasil, no Equador e na Colômbia, Efromovich já atuou na montagem de infraestruturas para o setor de telefonia em Miami e na extração de gás natural no Texas.