Prefeitura de Búzios inaugura mais uma praça

Nesta quarta-feira, dia 24, às 17h30, a Prefeitura de Búzios inaugura mais uma praça na cidade, desta vez no bairro da Brava. Construída atrás do Posto de Saúde da Família, o novo espaço de lazer tem parque infantil, arena para apresentações, pista de patinação e skate, além de ambiente para leitura e descanso. 

A Praça homenageia o pescador Manoel Aurélio de Souza, conhecido como Mineli, e também como Jacaré, que tantas histórias protagonizou no mar de Búzios. Histórias que tinha prazer em contar, sentado com companheiros de pesca na entrada da rua da Brava, de frente pra praia da Armação.

Com a habilidade de identificar o peixe pelo cheiro, com o barco em proa de vento, Mineli, que sempre praticou a pesca artesanal, teve quatro famosas traineiras em Búzios. A primeira e mais antiga, batizada de Nova Búzios, a segunda chamada Jacaré, construída por seu Pires em 1985 e transportada no caminhão de Ceceu de Geribá ao 

Centro de Búzios com grande algazarra e fogos de artifício anunciando a chegada, e a terceira e mais recente, Flumineli. Entre as antigas ainda tem a Mestre Zé, uma traineira pequena, usada para pesca com linha, e que ajudou Mineli a se tornar pioneiro em Búzios na pesca de cação com espinhel, iniciada em 1979.

Conforme contam, eram mais de cem anzóis no espinhel que também pegava garoupa. Quando chegava, a praia ficava coalhada de peixes grandes, na verdade gigantescos. Filho dos buzianos Manoel e Irene, nascido na praia dos Ossos, Mineli foi casado com dona Ika e deixou sete filhos.