De olho na Olimpíada de 2016, concessionária anuncia melhorias na Novo Rio

Com entrega prevista para a 1ª quinzena de julho, a nova reforma da rodoviária com investimento da ordem de R$ 3 milhões, promovida pelo Consórcio Novo Rio, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, possibilitará aos mais de 40 mil passageiros um ambiente ainda mais moderno e, principalmente, seguro. As intervenções estão, em sua maioria, concentradas no setor de embarque inferior, porém, haverá melhorias em outros pontos.

As câmeras de monitoramento, instaladas estrategicamente em novos pontos do terminal, também receberão um upgrade em tecnologia com sistema mais avançado e com melhor definição das imagens captadas nas áreas comuns. Toda a movimentação de pessoas ficará armazenada em gravações compatíveis com diversos sistemas de reprodução de vídeo. Atualmente, o terminal possui 55 câmeras e a meta do Consórcio é instalar mais 25, totalizando em 80 até o início das Olimpíadas de 2016. O acesso principal, pela Avenida Francisco Bicalho, será fechado por portas automáticas duplas o que auxiliará os seguranças patrimoniais na repressão de abordagens indesejáveis.

A iluminação ganhará reforço com lâmpadas de LED, que possibilitará grande economia na energia consumida no terminal. Até dezembro, todas as instalações estarão padronizadas com o LED. A meta, em longo prazo, é utilizar a energia solar em parte das instalações. O sistema de som também será ampliado com 120 alto-falantes, mais potentes, utilizados para comunicados importantes junto aos usuários ou para utilidade pública. O Wi-Fi, gratuito, também será mais rápido e com qualidade melhor. Os assentos serão substituídos por novos e ampliados para 1 mil, com 13% deles reservados a idosos, gestantes e deficientes físicos, obedecendo a Lei Estadual nº 6969/2015.

Embora a rodoviária esteja acessível, o Consórcio investirá na ampliação da comunicação para o portador de deficiência, principalmente o visual. Mapas táteis serão instalados em pontos específicos ajudando o deficiente a se locomover de forma mais fácil pelas instalações. A comunicação visual do embarque inferior será toda repaginada, acompanhando o que já foi feito no desembarque inferior.

A Novo Rio já tem passado por grandes reformas, desde a década de 90, com destaque para a modernização do sistema de ar condicionado, diversidade e quantidade de lojas e serviços, com casa de câmbio e agência bancária, novas praças de alimentação, elevadores, além da reforma do desembarque inferior, com novos sanitários, dentre outros melhoramentos.