Concessionária e prefeitura são multadas por esgoto na praia em Niterói

A Prefeitura de Niterói e a concessionária “Água de Niterói”, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município, serão notificadas por despejo de esgoto na praia de São Francisco. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os órgãos terão que explicar por que água suja está correndo pelo canal da Avenida Presidente Roosevelt mesmo em dia de sol.

A praia foi a única da zona sul de Niterói considerada imprópria para banho, de janeiro até o dia 11 de maio, quando o Inea realizou a última análise de balneabilidade. A concessionária “Águas de Niterói” informou que o canal de São Francisco recebe ligações clandestinas de esgoto, feitas por imóveis que ainda não se interligaram à rede coletora de esgoto da concessionária.

De acordo com a concessionária, todo esgoto coletado regularmente é tratado. A empresa ressaltou que as análises feitas pelo Inea mostram que a balneabilidade da Praia de São Francisco tem melhorado muito nos últimos meses, principalmente após a implantação do projeto Enseada Jurujuba.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Niterói informou que não recebeu nenhuma notificação sobre este problema.