Rio vai ter mais de 200 eventos para comemorar seus 450 anos

O Rio ganha a partir de hoje um grande calendário para comemorar seus 450 anos. O lançamento do projeto aconteceu no ano passado, mas só agora a comissão da prefeitura que organiza a festa divulgou o calendário que já conta com cerca de 200 eventos divididos em artes, seminários, música, esportes, presente e celebração e festivais. “Mas muitos eventos ainda podem ser incorporados”, afirmou Marcelo Calera, presidente do Comitê Rio 450.

Uma das grandes novidades é a criação de um passaporte para os museus da cidade, que vão dar descontos nas entradas ou mesmo entradas gratuitas em determinados dias da semana nos mais de 150 museus da cidade. Entre eles já vai estar o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, que deve ser inaugurado no dia 1º de março, dia do aniversário da cidade. “Não vivemos no paraíso, mas também não é o inferno que muitos dizem. Vamos aproveitar o intervalo entre a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos para celebrar a cidade”, disse o prefeito Eduardo Paes.

O calendário se estende por 14 meses e vai juntar jogos do Campeonato Estadual, que vai homenagear os 450 anos da cidade e eventos-teste dos Jogos Olímpicos, que começa a agitar a cidade a partir de março. Na parte literária, cerca de 80 livros inéditos ou reeditados sobre a história da cidade, vão ganhar edições especiais. Réveillon e carnaval também serão temáticos. 

Mas os 24 eventos já previstos para janeiro abrem as comemorações até o dia 29 de fevereiro de 2016. Através do site o carioca vai poder saber que evento está acontecendo mais perto de sua casa, quando e de que tipo. Em breve, promete Calera, o carioca vai receber uma notificação por email daquele evento que não quer perder de jeito nenhum. O calendário tem apoio de várias empresas, da Associação Comercial do Rio, da Federação de Indústrias, do Instituto Brasileiro de Museus e da Federação de Futebol do Rio de Janeiro.