Cidade da região oceânica de Niterói vai ganhar centro de pesquisas em pesca

A cidade de Piratininga, na região oceânica de Niterói, vai ter o seu Centro de Estudos e Pesquisas em Aquicultura, Pesca e Ambientes Aquáticos (Cepapa). Ele será construído em um terreno de 2,8 mil metros quadrados, às margens da Lagoa de Piratininga, onde funcionava um iate clube. O projeto terá investimento aproximado de R$ 6 milhões. O anúncio da construção do centro foi feito hoje (4) pelo governo do estado do Rio de Janeiro.

O Cepapa oferecerá cursos de qualificação profissional, estudos para desenvolver pesquisas na área e experimentos de cultivo e reprodução com espécies aquáticas, principalmente nativas, de importância social e econômica, que estejam com o estoque natural comprometido. Também será feito um projeto de integração com a comunidade, objetivando os cuidados com o meio ambiente.

De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Carlos Kryktiline, o projeto será concluído ainda este mês, depois disso começa o processo de licenciamento e captação de recursos. Ainda segundo Krykhtine, o Cepapa é um projeto inovador, que visa a desenvolver pesquisas na área e também integrar a comunidade, principalmente sob a perspectiva da educação ambiental. “É muito importante a aproximação com os moradores e pescadores da região”.