ASSINE
search button

Dom Orani Tempesta abre celebrações de Corpus Christi no Rio

Compartilhar

O cardeal e arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, iniciou nesta quinta-feira (19) as celebrações de Corpus Christi na Igreja de Sant'Anna, no centro do Rio de Janeiro. Durante a missa solene, celebrada às 10h, Dom Orani pediu uma vida mais justa para os fiéis e garantiu que a chuva não irá atrapalhar os festejos.

A missa representou a transição entre o fim da 88ª Semana Eucarística - preparação para o Corpus Christi, realizada desde 12 de junho - e o começo do programa da festa do "Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo". 

Em sua homília, o cardeal pregou a caridade e disse: "Somos todos responsáveis por levar Cristo às pessoas que têm fome e sede de uma vida nova e mais justa". Aproveitando a grande quantidade de turistas no Rio, Dom Orani convidou todos os estrangeiros a participarem da festa."A eucaristia é universal. Por isso, todos os que quiserem se juntar a nós serão muito bem-vindos", lembrou o cardeal.

Às 15h, o cardeal irá presidir a oração da Liturgia das Horas, na Igreja de Nossa Senhora da Candelária. De lá, às 16h, Dom Orani seguirá, juntamente com fiéis, em procissão até a Catedral para uma missa solene, que começará às 18h. Em seu trajeto de aproximadamente 400 metros, o arcebispo passará pela Avenida República do Chile, em frente à Catedral de São Sebastião, onde estão os tapetes de sal confeccionados por jovens católicos desde 5h da manhã para a celebração.

Doação de alimentos

Desde às 8h desta quinta, a Catedral de São Sebastião recebe doações de alimentos não perecíveis, que serão doados para pessoas carentes. A Arquidiocese explica que o gesto é "uma forma simbólica de lembrar que quem caminha para o pão espiritual deve também partilhar o pão material". Os fiéis que desejarem, podem entregar sua doação após a chegada da procissão.