Imagem de São Sebastião visita Into, sede da Prefeitura e o Centro de Operações

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) recebeu, na manhã desta terça-feira (14), a visita do arcebispo Dom Orani João Tempesta e a imagem de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro.

O cortejo religioso chegou por volta das 10h, e foi recebido por representantes da Direção e da Área de Desenvolvimento de Políticas de Humanização do Instituto, que coordena as atividades do Comitê de Reconforto Espiritual e Religioso (CRER). O serviço de atendimento espiritual é destinado a pacientes internados que recebem visitas periódicas de voluntários de diversas religiões.

A visita ao Into faz parte da trezena de São Sebastião, organizada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que percorre diversos órgãos públicos com a imagem antes da festa do padroeiro, celebrada no dia 20 de janeiro.

O arcebispo realizou uma cerimônia no auditório, com orações e bênçãos para cerca de 150 fiéis, entre eles, pacientes e funcionários, e prosseguiu com a comitiva visitando as enfermarias.

Maria das Neves Xavier, 62 anos, recebeu a benção de Dom Orani e ganhou um terço de presente. “Foi maravilhoso ele vir aqui. Muito bom! Só o poder de Jesus para salvar. Sem ele, não somos ninguém”, disse emocionada a paciente, que se recupera de uma cirurgia de quadril.

Dom Orani será um dos 19 cardeais da Igreja Católica. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco, no último domingo, ao final da oração do Ângelus, realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Em fevereiro, haverá uma cerimônia para oficializar a nomeação.

O novo cardeal disse que visitar um hospital é sempre muito importante na vida de qualquer padre e pediu mais amor e caridade. “É importante a presença da igreja junto aos que sofrem com doenças. Pedimos a intercedência de São Sebastião junto aos profissionais capacitados, para que tenham amor ao outro”, afirmou desejando que o amor e a caridade estejam no coração de cada carioca”.

Para o coordenador da Unidade Hospitalar, Naasson Cavanelas, a iniciativa vem ao encontro da Política de Humanização do Ministério da Saúde e destacou o trabalho dos voluntários do CRER. “Nós temos um grupo de voluntários que participam desse trabalho fantástico de reconforto espiritual. O amor e o calor humano influenciam na cura dos pacientes. O ambiente hospitalar precisa dessa força e desse carinho”, afirmou o médico.

Também nesta terça-feira, a imagem peregrina de São Sebastião esteve no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura do Rio. O futuro Cardeal e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, realizou a oração da trezena no CASS. Em seguida, a imagem seguiu para o Centro de Operações Rio.