Light entrega 130 geladeiras hoje, em Belford Roxo

A Light entrega hoje 130 geladeiras para os moradores do Bairro Nova Piam, na Casa da Cultura de Belford Roxo  (Av. Bob Kennedy, S/Nº). Os clientes que vão receber as geladeiras apresentaram o Número de Inscrição Social (NIS) na Light e entraram no cadastro do projeto da companhia, que faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Aneel, e por isso serão beneficiados com os aparelhos novos, mais eficientes. 

As geladeiras novas, com selo Procel, vão substituir aparelhos antigos, que consumiam mais energia. Essa iniciativa é parte do Projeto Comunidade Eficiente, que tem na educação para o uso consciente da energia e inclusão social, os seus pilares e vem sendo desenvolvido pela Light desde 2003. Na cidade do Rio, as comunidades Cantagalo, Santa Marta, Cidade de Deus, Babilônia, Batan, Complexo do Alemão, Morro dos Cabritos, Complexo do Borel, Chácara do Céu, Cosmos, complexos do Andaraí, Macacos, São Carlos, Santa Teresa e Rocinha estão entre as beneficiadas pela ação.  

Ao longo desses dez anos, foram executadas reformas em mais de nove mil instalações elétricas de residências com risco elétrico em comunidades.Cerca de 380 mil visitas educativas e mais de 1,2 mil eventos foram realizados no período. A Light promove ainda a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes e a substituição de geladeiras antigas por novas, com selo Procel. As geladeiras e lâmpadas obsoletas trocadas pelo Comunidade Eficiente são descartadas, seguindo as normas ambientais.Em dez anos, foram trocadas mais de 1,6 milhão de lâmpadas e substituídas mais de 55 mil geladeiras antigas por novas. 

A partir de 2011, as ações de eficiência energética passaram a ser destinadas a famílias cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica, inscritas no NIS. Com a Tarifa Social, é possível obter desconto de até 65% na conta de energia. 

“Recebemos diversas solicitações para implantação do projeto em novas comunidades. O nosso desafio agora é ampliar cada vez mais o programa para atender todas as famílias com Tarifa Social”, ressalta Fernanda Mayrink, gerente de Atendimento às Comunidades da Light. 

O projeto foi premiado pela Aberj, em 2010, na categoria Comunicação e Relacionamento com a Comunidade, e, em 2011, recebeu o Prêmio Ética nos Negócios.