Mais de 100 mil eleitores de Niterói não fizeram recadastramento biométrico

Mais de 100 mil eleitores de Niterói têm apenas um mês para fazer o recadastramento biométrico eleitoral e evitar o cancelamento do título de eleitor. Caso contrário, além de não poderem votar nas próximas eleições, ficarão impedidos de tirar passaporte e CPF, prestar concurso público, obter empréstimos em bancos oficiais, receber remuneração (se for funcionário público) e renovar matrícula em escolas e universidades oficiais. O recadastramento, que se estende até 31 de outubro de 2013, é obrigatório para todos os 378.528 eleitores da cidade.

Desde o dia 29 de abril, quando os postos de atendimento foram abertos para realizar o serviço, 239.273 eleitores regularizaram seus títulos. O recadastramento pode ser feito no Estádio Caio Martins, na Rua Presidente Backer, Santa Rosa, das 9h às 17h, de segunda a sexta, e das 9h às 14h, aos sábados (com exceção do dia 12 de outubro, quando o posto não funcionará, por conta do feriado).

Quem quiser evitar filas pode agendar o atendimento pela internet, em www.tre-rj.jus.br/biometria. Nesse caso, o eleitor terá a opção de fazer o recadastramento também no Fórum da Região Oceânica, na Estrada Caetano Monteiro, s/n, em Pendotiba. Outras opções são o Centro Cultural da Justiça Eleitoral, na Rua dos Mercadores, 5, Centro do Rio de Janeiro, próximo ao Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), e a Central de Atendimento de Niterói, na Rua Visconde de Sepetiba, 987, fundos, Centro de Niterói.

 

Documentos necessários

Para fazer o recadastramento, o eleitor deverá levar documento de identidade, comprovante de residência atual, título de eleitor e CPF, se possuir. No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão levar também o comprovante de quitação militar. Durante o atendimento, o eleitor será fotografado e terá suas impressões digitais coletadas.

O recadastramento é obrigatório inclusive para os eleitores cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Quem deseja transferir o título de eleitor para a cidade ou reside em Niterói e deseja tirar o título pela primeira vez também deve comparecer a um dos postos de atendimento.

 

Eleitores faltosos

Aqueles que deixaram de votar e justificar a ausência ou faltaram aos trabalhos eleitorais precisam pagar as respectivas multas antes de realizar o recadastramento biométrico. Para tanto, poderão obter a guia de pagamento da multa nos quatro postos de atendimento ou em qualquer das 249 zonas eleitorais fluminenses.