Centro do Rio terá esquema especial de trânsito com chegada do papa

Na próxima segunda-feira, dia 22, data da chegada do papa Francisco ao Rio de Janeiro, foi incluído na programação oficial um percurso em carro aberto do Pontífice no Centro da cidade. Neste dia, após a chegada na base aérea do Galeão, o papa se dirigirá ao Centro de onde partirá às 17h, em carro aberto, da Catedral Metropolitana, num roteiro até o Theatro Municipal, passando pela Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e novamente pela Avenida Rio Branco até a chegada ao Theatro Municipal. Em função disso, será implantado esquema especial de trânsito que contempla os pontos de bloqueio, rotas alternativas, acessos dos pedestres, transporte, logística operacional, entre outros.

A operação terá inicio à 00h da segunda-feira, com a proibição de estacionamento em vias do Centro. Está previsto que o papa chegue ao Centro às 17h, sendo assim, os fechamentos na área central da cidade terão início às 15h.

Considerando os preparativos requeridos pelas forças de segurança, a partir das 14h haverá bloqueio da Rua Pinheiro Machado nos dois sentidos e do Túnel Santa Bárbara no sentido Zona Sul devido à recepção ao papa Francisco que ocorrerá no Palácio Guanabara. Nesse evento não haverá acesso ao público em geral.

Toda a operação de trânsito contará com 380 agentes da Guarda Municipal, da SMTR e controladores da CET-RIO. Serão empregados também 45 veículos operacionais e 50 motocicletas para monitoramento de toda a área em que eventos estarão ocorrendo e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Painéis de mensagens variáveis - entre fixos e móveis - informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, 10 reboques da CET-RIO serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

O Centro de Operações do Rio irá monitorar toda a Cidade com câmeras, permitindo que técnicos da CET-RIO implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios em todo o trajeto.