Cerca de 50 mil pessoas devem participar da procissão de Corpus Christi, que começa às 16h desta quinta-feira, no Centro do Rio de Janeiro. Um dos maiores eventos do calendário religioso da cidade, a tradicional procissão é uma homenagem a Cristo Eucarístico e também faz parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio.
O programa da festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo começou às 10h, com a celebração de uma missa solene no Santuário da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento, que fica na igreja de Sant’Ana, na rua de Sant’Ana. A missa marca o encerramento da 87ª Semana Eucarística da Arquidiocese que ali é realizada desde o dia 23 de maio em preparação à festa de Corpus Christi e que tem o tema: “Venham, meus amigos! Sejam missionários!”.
A juventude carioca que se prepara para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho deste ano, no Rio, confeccionou os tradicionais tapetes de sal e outros materiais na Avenida República do Chile. Por esse tapete, que começa em frente à Catedral de São Sebastião e termina na altura da Rua Senador Dantas, numa extensão de aproximadamente 400 metros, e que retrata diversos temas eucarísticos e religiosos, Dom Orani conduzirá a custódia com o Santíssimo Sacramento.
Na parte da tarde, a Arquidiocese do Rio inicia a homenagem pública ao Cristo Eucarístico, com a tradicional procissão que percorre as ruas do Centro da cidade.
Na igreja da Candelária, na Praça Pio X, às 15h30, Dom Orani preside o Ofício de Vésperas da festa de Corpus Christi, com a participação dos bispos auxiliares, sacerdotes, seminaristas e fiéis. Após o Ofício, o Santíssimo Sacramento, colocado na custódia usada no 36º Congresso Eucarístico Internacional, realizado no Rio, em 1955, será levado até o carro-andor, em estilo barroco e usado nesse mesmo congresso.
Às 16h começará o deslocamento da procissão até a Catedral de São Sebastião. Após a chegada, Dom Orani falará aos fiéis e dará a bênção com o Santíssimo Sacramento. As homenagens serão encerradas com missa solene no interior da Catedral. Saindo da igreja da Candelária, a procissão seguirá pelas Avenidas Rio Branco, Almirante Barroso e República do Chile.
Novamente neste ano, na procissão de Corpus Christi todos os fiéis são convidados a levar, pelo menos, um quilo de qualquer alimento não perecível, que será doado aos mais carentes. Os fiéis deverão entregar suas doações na Catedral, após a chegada da procissão. As pessoas que irão aguardar a chegada da procissão na Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile, poderão entregar suas doações naquele templo, desde as 8h.