O Governo do Estado do Rio, através do Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, inaugura nesta terça-feira (28), às 15h, as novas instalações do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica de Nova Friburgo, na Região Serrana do estado. Nas obras, equipamentos e mobiliários do espaço foram investidos R$ 4.824.082,12.
O posto, que tem uma área total de 3.484,05m² e construída de 1.210,21m², conta com salas de necropsia, câmaras frigoríficas, clínicas médicas e laboratórios para abrigar os equipamentos de perícia técnica e medicina legal. Além disso, os equipamentos de informática estarão ligados em rede com as delegacias legais, dando maior agilidade aos procedimentos policiais que envolvem a atuação dos órgãos técnicos da Polícia Civil.
A inauguração do posto atende o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público do Estado do Rio, o Governo do Estado e o Município de Nova Friburgo.
Os Postos de Polícia Técnica-Científica reúnem em um mesmo prédio o Instituto Medico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC), permitindo maior rapidez nos trabalhos de necropsia, perícia e identificação criminal, necessários a rotina policial. O projeto, além de criar melhores condições de trabalho aos peritos e legistas, faz parte do processo de modernização e descentralização desses serviços.
As instalações dão importante apoio nas investigações policiais, além de estarem interligados ao banco de dados do programa Delegacia Legal, facilitando o trabalho dos Institutos instalados nos postos regionais. O Estado já implantou espaços em São Gonçalo, Campo Grande, Campos de Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda.