O governador Sérgio Cabral assinou, na sexta-feira (15), no Palácio Guanabara, contrato com o estaleiro chinês Afai Southern Shipyard, pertencente à companhia China Shipping Group, para a aquisição de sete novas barcas, de dois mil lugares cada uma, destinadas à travessia Rio-Niterói nos terminais Praça XV-Praça Araribóia. A previsão é de que as embarcações fiquem prontas em 24 meses, mas o governador fez um apelo aos chineses para que entreguem pelo menos uma delas antes da Copa do Mundo de 2014.
Outras duas barcas adquiridas pelo Governo do Estado, de 500 lugares cada uma, serão fabricadas pelo estaleiro cearense Inace, que também venceu licitação. O total do investimento nas nove embarcações foi de R$ 273 milhões.
"Nosso governo tem sido parceiro da China, porque o país tem oferecido nas concorrências públicas qualidade, preço e prazo. Estamos tendo uma grande experiência com os trens contratados na China, que estão mudando a qualidade da mobilidade de milhões de pessoas no Rio de Janeiro. E agora estamos muito felizes com este contrato com um dos maiores grupos navais do mundo. Quem vai ganhar é a população: as pessoas terão maior qualidade de vida, conforto e tempo para estar com suas famílias, para o lazer e para chegar mais rápido ao trabalho", disse o governador.
Durante a cerimônia, Cabral foi presenteado com uma réplica de taça chinesa de mais de dois mil anos de existência.
Capacidade de transporte irá dobrar
O secretário de Transportes, Julio Lopes, afirmou que, com as novas embarcações, a capacidade atual das Barcas S/A de atender ao público vai dobrar.
"Hoje temos em torno de 12, 6 mil lugares. Com as novas barcas, vamos para 24 mil lugares por hora. Isso vai trazer um outro padrão de conforto à população, porque as barcas são dotadas de ar-condicionado e de um sistema moderno de navegação com dupla proa, o que permite que, sem manobras, atraquem nos dois terminais, em uma velocidade que proporcionará uma travessia de 15 minutos", afirmou Lopes.
Veículos chineses são 70% mais eficientes
Segundo Ding Nong, vice-presidente da China Shipping Group, a Afai – que é sua subsidiária – é líder na China e também no Sudeste Asiático em produção de embarcações de alta velocidade, que são comercializadas nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.
"Os produtos têm recebido excelente avaliação e reconhecimento dos clientes", disse Nong.
As embarcações chinesas são 70% mais eficientes energeticamente, poluindo menos por pessoa transportada. Um dos exemplares é movido a gás, o que reduz a poluição a zero.