COL confirma: gramado do Maracanã é definitivo

FIFA recomendou que grama fosse plantada no estádio

O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 confirma que o atual gramado do Maracanã, que terminou de ser plantado na última quarta-feira (13), é definitivo. A polêmica em torno do gramado é em função de uma recomendação da FIFA, que chegou a pedir que a grama seja plantada diretamente no solo do estádio. 

O gramado colocado no Maracanã nesta semana foi plantado em Saquarema, na Região dos Lagos fluminense. Sendo assim, caso a recomendação da FIFA fosse uma exigência, teria que ser gasto mais dinheiro com a plantação de outro gramado, além de o estádio precisar ficar fechado por mais seis meses entre a Copa das Confederações, em junho, e no Mundial do ano que vem.

Em nota oficial, o COL da Copa de 2014 afirma que “a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) não fazem exigências, mas sim recomendações em relação aos gramados”. De acordo com a nota, o comitê diz que a decisão de acatar ou não as recomendações técnicas é do administrador do estádio, ou seja, a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj).

Via assessoria de imprensa, a Suderj confirma que o gramado plantado no Maracanã será utilizado também na Copa de 2014.

*Do Programa de Estágio do Jornal do Brasil