Ao invés de deixar o material que sobrou de uma obra acumular no quintal ou se desfazer daquele sofá velho em um terreno baldio, o carioca está mais consciente do destino a ser dado a esse lixo de grandes proporções. Prova disso é a procura por um serviço que a prefeitura do Rio realiza de forma gratuita e que tem sido o campeão de solicitações pela Central de Atendimento ao Cidadão – 1746: foram 19.564 pedidos de remoção de entulhos e de bens inservíveis na cidade do Rio só em fevereiro desse ano. Desse total, mais de 75% das solicitações foram atendidas e outras 12% ainda estão dentro do prazo para serem realizadas.
Esta remoção, realizada pela Comlurb, foi o serviço mais requisitado por moradores da maioria dos bairros da cidade. No ranking dos que mais pediram a retirada do lixo em fevereiro estão Tijuca (1.103), Copacabana (770), Méier, (601) e Taquara (596).
“O acúmulo de lixo em terrenos pode causar a proliferação de insetos e roedores, entre vários outros problemas. Por isso o serviço de remoção gratuita é tão importante. Além disso, dando a oportunidade ao cidadão de se desfazer desse lixo de forma correta, evitamos também que móveis como sofás e fogões sejam colocados nas ruas e, consequentemente, levados a rios e canais, aumentando o risco de enchentes e alagamentos”- explicou o secretário-chefe da Casa Civil da prefeitura do Rio, Pedro Paulo Carvalho Teixeira.
Atendimento
A remoção gratuita de entulhos de pequenas obras residenciais é feita pela COMLURB, mas desde que o entulho possa ser ensacado. Ou seja, não vale para obras realizadas por empreiteiras. O material deve estar em sacos plásticos de até 20 litros e são removidos até 150 sacos por residência.
Quanto aos chamados bens inservíveis, podem ser retirados de dois a seis itens por residência dependendo do peso e tamanho do objeto.
Informações
Em quase dois anos de funcionamento, a Central de Atendimento ao Cidadão - 1746 tornou-se um forte canal de comunicação entre a população e a prefeitura do Rio: até agora foram mais de 5,4 milhões de ligações recebidas.
De acordo com o último balanço anual, em 2012 a Central concluiu 87% dos pedidos solicitados. Outro destaque foi o aumento do acesso da população pelos canais web e aplicativos de celular. No comparativo entre 2011 e 2012, a média mensal de solicitações via site, aumentou 560%, e 460% via aplicativos para smartphones e tablets.
No dia 04 de fevereiro desse ano, o 1746 passou a ter um reforço nas ruas, com a criação de uma patrulha de servidores, que começou a fiscalizar os serviços atendidos pela Central e considerados finalizados pelas secretarias municipais. A fiscalização tem o objetivo de analisar os serviços realizados e qualificá-los.
Inspiração em Nova York
Criado pela prefeitura do Rio, o 1746 foi inspirado no “311” de Nova York. O serviço funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, com 300 atendentes.
Com capacidade para 234 atendimentos simultâneos e 600 mil atendimentos/mês, o contato com o 1746 pode ser feito por telefone, com o custo de uma ligação local, pelo site www.1746.rio.gov.br, ou através de aplicativos para celulares, permitindo que os usuários fotografem os problemas e enviem fotos em tempo real nas solicitações de reparo.