Niterói tem primeira estação meteorológica

A prefeitura de Niterói iniciou hoje (27) a implantação da primeira estação meteorológica da cidade, que vai transmitir em tempo real dados sobre umidade, pressão atmosférica, quantidade de chuvas e direção e velocidade dos ventos. Com o equipamento, as autoridades locais terão condições de elaborar ações de prevenção a desastres naturais e ter séries históricas sobre eventos climáticos.

Em parceria com o governo estadual, a estação foi instalada no Morro da Detenção, no Parque das Águas, no centro do município, em uma torre com cerca de dez metros de altura. Em 20 dias, serão feitos testes em caráter experimental com a coleta de dados da região, segundo a prefeitura. As informações serão transmitidas para os meteorologistas municipais, que vão elaborar boletins climáticos que serão divulgados para a população.

Atualmente, a cidade usa dados meteorológicos fornecidos pelo Aeroporto Santos Dumont. Com a estação, passará a ter informações locais. De acordo com a prefeitura, a meta é instalar mais três estações em Barreto, em Pendotiba e na região oceânica.