ASSINE
search button

Lula e Cabral evitam comentar disputa pelo Governo do Rio

Ex-presidente e governador não falaram à imprensa

Compartilhar

Na primeira aparição pública juntos, após o PMDB e o PT se desentenderem por conta da pré-candidatura do senador Lindbergh Faria (PT-RJ) ao governo do estado em 2014, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral, em clima amistoso, evitaram os jornalistas e não comentaram a polêmica. Eles participaram do 14º Encontro Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase (Morhan).

Os dois receberam, nesta quarta-feria (27), o prêmio Bacurau em homenagem às suas contribuições para a garantia dos direitos humanos das pessoas atingidas pela hanseníase. A premiação ocorreu no Royaltie Barra Hotel, na Barra da Tijuca (Zona Oeste), onde também estiveram presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra-chefe da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes.

O ex-presidente foi condecorado por, em 2007, sancionar a Lei nº11.520, que dispõe sobre a indenização das pessoas que foram segregadas da sociedade nos antigos hospitais colônia, onde ficavam internados os doentes de hanseníase. 

"Foi uma conquista ver essas pessoas com hanseníase podendo se olhar no espelho, e não se verem mais feias que as outras. Não existe mais preconceito, na medida que vocês (os doentes) passaram a se respeitar entre si", disse Lula ao receber o prêmio.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 30 mil novos casos de hanseníase foram identificados no Brasil em 2011, o que corresponde a uma redução de 15% em relação ao ano anterior. Apesar disso, o país ainda ocupa o segundo lugar no ranking mundial de prevalência da doença.

* Do Programa de Estágio do Jornal do Brasil