Educação abre ano letivo 2013 e anuncia expansão do programa Turno Único

A Secretaria Municipal de Educação abriu hoje o ano letivo de 2013, às 10h30, na Escola Municipal Aspirante Carlos Alfredo, em Turiaçu, na Zona Norte. Entre as novidades está a expansão do programa de Turno Único, que até 2016 colocará 35% dos alunos das escolas da prefeitura estudando em horário integral, com sete ou oito horas de aulas. 

Além disso, a rede municipal vai contar com mais três Ginásios Experimentais: de Novas Tecnologias, na Rocinha; das Artes Visuais, na região do Porto; e do Samba, em Olaria.

Na Educação Infantil, a ampliação da oferta de vagas em creche e pré-escola também continua. Já este ano, 156 escolas de Ensino Fundamental, 40 a mais que em 2012, estarão em Turno Único. Nestas unidades, os alunos têm mais tempo de aula de Português, Matemática e Ciências. 

Pelo programa, as escolas do 1º ao 6º ano terão sete horas de aulas e uma hora a mais para atividades de reforço escolar, artes e esportes.

Já as unidades que atendem alunos do 7º ao 9º anos terão oito horas de aulas e duas a mais para o pós-escola. Para atingir a meta de 35% de alunos em Turno Único, o município também criou a Fábrica de Escolas, que construirá 277 unidades escolares até 2016, com investimento de mais de R$2 bilhões.