Solidariedade aumenta número de doações de sangue no Hemorio

Desde segunda-feira o Hemorio está registrando aumento no número de doadores de sangue em sua unidade, no Centro do Rio. Até as 17h30 da terça-feira (29), 550 voluntários já haviam se apresentado. No dia anterior, foram 405 - números acima da média diária de 250 pessoas que comparecem dispostos a doar vida. Muitos voluntários foram solidarizados com as vítimas hospitalizadas pelo incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Apesar do estoque crítico aqui no Rio de Janeiro, o Hemorio ofereceu apoio para o possível envio de bolsas de sangue para ajudar as vítimas da cidade gaúcha.

Na semana passada, o hemocentro, órgão da Secretaria de Saúde (SES) lançou a 10ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade, que tem o objetivo de alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de Carnaval, época em que geralmente a demanda por sangue aumenta nos hospitais e o número de doações chega a cair pela metade. 

"O momento é de união e solidariedade. Quando passamos por situações difíceis no Rio de Janeiro, com as chuvas na Região Serrana, por exemplo, também houve uma mobilização como nunca havíamos visto da população, inclusive de outros Estados. É muito importante essa conscientização da população, que tem se mostrado cada vez mais solidária. Doar sangue é uma forma muito simples de contribuição", explicou a diretora do Hemorio, Clarisse Lobo.