Secretaria de Transportes finaliza licitação de novas barcas

As novas embarcações encomendadas pelo governo do Rio para atender a demanda de passageiros do transporte hidroviário serão fabricadas por empresas do Brasil e da China. Os estaleiros INACE – Instituto Naval do Ceará – e Afai Southern Shipyard foram anunciados vencedores da licitação finalizada ontem pela Secretaria de Transportes.

As novas barcas representam um aumento de 72% no número de pessoas transportadas na linha Rio-Niterói. A previsão é de que o número de passageiros salte de 11,6 mil para 20 mil/hora, na ligação entre os dois municípios.

"As embarcações serão equipadas com ar-condicionado, sistemas de embarque e desembarque em dois níveis, TVs de plasma, além de modernos equipamentos de navegação. A aquisição das embarcações faz parte da série de investimentos em curso no sistema, como a ampliação e modernização das estações Praça XV e Arariboia", explicou o secretário de Transportes, Julio Lopes.

A licitação foi dividida em dois lotes: um correspondente às sete barcas de dois mil lugares, cada uma, vencido pela empresa chinesa; e outro para os dois catamarãs de quinhentos lugares, vencido pela INACE. O Governo do Estado investirá R$ 273.153.171,98 na aquisição das nove embarcações, financiadas pelo Banco do Brasil.