Guias do IPVA já podem ser impressas a partir de hoje pelos motoristas do Rio

Os proprietários de veículos do Estado do Rio já podem imprimir as guias para o pagamento do IPVA de 2013. A impressão é feita via sites da Secretaria (www.fazenda.rj.gov.br), do Bradesco (www.bradesco.com.br) e do Detran (www.detran.rj.gov.br) e tem validade até a data de vencimento prevista no calendário.

Passada a data de vencimento, o boleto tem validade apenas para o dia de sua emissão, pois o imposto está sujeito a acréscimos por atraso.

Quem não possuir acesso à internet, tem à disposição 104 totens eletrônicos instalados nos principais postos do Detran e no Rio Poupa Tempo.

O pagamento do IPVA pode ser feito em toda a rede bancária do país, além da Internet e débito automático. Os proprietários que optarem por pagar a parcela única terão ainda 8% de desconto, o maior do país.

- Pagamento do imposto a vencer:

O proprietário pode emitir o boleto com vencimento futuro, tanto para a cota única como para qualquer das três parcelas, e, se assim o desejar, antecipar o pagamento ou ainda agendar para débito em conta. Também pode pagar em toda a rede bancária do país. 

- IPVA vencido e de exercícios anteriores:

O boleto do imposto já vencido de 2013 e de exercícios anteriores terá validade somente na mesma data de sua emissão, pois esses valores sofrem atualização diária pela taxa SELIC. Ou seja, emitiu boleto para quitar imposto já vencido no dia 29/01, terá que pagá-lo também em 29/01. 

- Onde e como pagar:

O boleto de cobrança bancária pode ser pago em qualquer banco da rede nacional e, também, na rede Bradesco Expresso credenciada que conta atualmente com 2.600 estabelecimentos no Estado do Rio de Janeiro. Pode ser agendado ou pago na data por internet, telefone ou débito automático.