MetrôRio: vídeo de passageiro empurrado impressiona internautas

Um vídeo que mostra funcionários do MetrôRio empurrando passageiros para dentro de um trem lotado foi postado na internet na manhã desta quinta-feira e causou espanto entre internautas. Nas imagens, o condutor e mais dois funcionários de apoio na plataforma empurram vigorosamente, para dentro da composição lotada, um usuário que não havia conseguido entrar totalmente e que impedia o fechamento das portas.

A filmagem foi postada no Facebook por uma internauta, e compartilhada mais de 5 mil vezes em menos de seis horas. "Sardinhas Metrô, sempre cabe mais um! que deprimente", lamentou a internauta Beta Graça. "Que carinho com o passageiro hein", ironizou Thiago Barbosa Madureira.

De acordo com o MetrôRio, o episódio ocorreu às 18h38 de quarta-feira na Estação Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro. Em nota oficial, a empresa afirmou que o trem estava com a lotação acima do normal por causa da queda de um passageiro na via na Estação Saens Peña, que paralisou três estações da Linha 1.

"Todas as portas da composição já estavam fechadas, à exceção da que aparece no vídeo e que estava obstruída por um passageiro que insistia em embarcar, mesmo sem haver espaço físico adequado para ele dentro da composição. Por conta dessa obstrução, o trem ficou parado na plataforma por dois minutos - tempo demasiado e que poderia comprometer a fluidez da operação", afirmou a empresa.

Segundo o MetrôRio, em situações como essas, os passageiros são orientados a desembarcar e viajar na composição seguinte, mas o usuário que aparece no vídeo se negou a descer do trem. "Diante da insistência do passageiro em embarcar, o procedimento adotado pelo agente de segurança foi o último recurso para que o trem fosse liberado já que, com ele parado, a circulação das linhas 1 e 2 seriam interrompidas em pleno horário de pico", disse a nota.