Meteorologia alerta para novos temporais no Rio nos próximos dias

As pancadas de chuva que atingem várias cidades do estado do Rio de Janeiro devem continuar pelos próximos dias, segundo a meteorologia. Os temporais são resultado do encontro de uma frente fria com uma massa de ar quente que estava estacionada no estado. Segundo a meteorologista da Climatempo Fabiana Weykamp, esse tipo de instabilidade é bem frequente nesta época do ano.

“Estava muito quente no Rio, registrando inclusive uma temperatura recorde em dezembro. Agora, chegou essa frente fria, que já tinha passado pelo Rio Grande do Sul. Esse choque térmico de ar muito quente com a frente fria favoreceu a formação das tempestades”, falou.

Segundo Fabiana, a previsão para as próximas horas é de muita chuva na região do litoral fluminense, condição que deve continuar pelos próximos dias.  “Ao longo do dia de hoje pode até acontecer períodos de melhoria, mas até a noite a chuva vai e volta, podendo ser bem forte em algumas cidades. Amanhã a frente fria continua no litoral, mas não devemos ter temporais com raios como temos hoje, mas pode chover forte. Sábado e domingo as chuvas diminuem”, disse a meteorologista.

De acordo com Fabiana, o fato de o volume de água diminuir não quer dizer que as cidades corram menos perigo, já que o solo já está muito encharcado e qualquer chuva pode provocar deslizamentos.