Unidades federais de saúde do RJ: novo sistema de marcação de consultas

Os seis hospitais federais no Rio de Janeiro mudaram hoje (2) o sistema de marcação de consultas. A partir de agora, todos os atendimentos ambulatoriais e exames, como colonoscopia, endoscopia digestiva e mamografia, serão agendados pela Rede de Atenção Básica de Saúde.

Além dos hospitais do Andaraí, de Bonsucesso, de Ipanema, da Lagoa, Cardoso Fontes e Servidores do Estado, a nova regra vale para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

A medida foi tomada pelo Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio e pela direção do Into, atendendo a determinação do ministro Alexandre Padilha. O agendamento passa a ser feito por meio de um sistema informatizado disponível em todas as unidades de saúde.

Pacientes que moram no Rio poderão procurar qualquer Unidade Básica de Saúde para marcar diretamente a consulta ou o exame nos hospitais federais ou no Into. Os que vivem em outras cidades deverão ir até o serviço médico em que são acompanhados ou a Secretaria de Saúde de seu município para agendar o atendimento especializado na rede federal.